Páginas

10 de jun. de 2010

As 11 coisas que mais irritam em Salvador

EDUCAÇÃO E CIDADANIA

O cara nem sabe o que são isso. "Pra que vou lutar por elas? Vamos viver como está, que tá bom! Tomo minha celvejinha, ôusso meu pagodizim, urgh, (essa expressão é minha, não confunda) em feverêro tem carnaval, vou lá curtir (não sei onde, só se for nas vielas fétidas da Barra, onde o baiano é jogado para curtir esse tal de carnaval). Agora se isso não tiver, viro a nirgraça, ô misera!". Resultado? Veja abaixo.


1 - URINAR EM ESPAÇO PÚBLICO

Ele ainda acha que a rua é o penico de sua casa.





2 - POLUIÇÃO SONORA

Esse mesmo cara, também acha que todos nós, somos obrigados a ouvir o lixo (perdão), a música que sai de suas caixas de som.
- É o quêeee? não estou te ouvino nada, o som tá muito alto, abaixa aê! abaixaaar o que, porrrra, não tô nem ouvino quem tá cantano. (Otorrinolaringologista, a profissão do futuro em Salvador heheheheh)







3 - EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

E o pior, ele não usa a seta, anda pela direita, estaciona na calçada, buzina depois das 18h, para sobre a faixa de pedestre, não permite ultrapassagens, não respeita a legislação, não é cordial, ingere álcool e dirige, para no meio da rua para desembarque de passageiros (você que espere), utiliza do acostamento para furar fila (ô espertinho, ele não pode esperar e você pode?) Não dá prioridade aos pedestres.. Ainda abusa do ítem 2 acima. Se estiver com moto: avança o sinal, trafega na calçada, ultrapassa no meio, entre dois carros ou entre o meio-fio. (Vou parar por aqui, senão fica muito longo).

4 - PDDU

PDD o quê? Poder De Destruição Urbana (melhor significado?)


5 - FALTA DE PRESERVAÇÃO DA CIDADE

O desmatamento descarado permitido pelo governo municipal. Em qualquer buraco pode-se construir, independente se irá prejudicar a maior parte da população (êta dinheirinho que adora encher bolsos, corrompendo "geral").

6 - ORLA

Que podridão (todos acham que está tudo bem, pois nada se faz para melhorar).

7 - LIXO

Vou jogar na rua mesmo, tem gari pra que?





8 - CULTURA (Ou a sua morte)

Salvador, que tem tudo para ser cultural, perdeu a briga para a mercantilização imposta pela indústria do entretenimento, que oxidou e apodreceu o nosso bem. Pior, permitido por nós, ou não. A cultura, que deveria ser para a maioria, é para minoria. Onde consumir cultura em Salvador? Vou pesquisar em Recife, que está dando de 10 a 0! (é verdade, e não incluo o Frevo). Olhe! Nizan Guanaes saiu como o errado pelas suas declarações, ele estava certo?







9 - DESENVOLVIMENTO

Salvador se desenvolve, sim. Veja só! Aeroclube, metrô, trânsito, Estação da Lapa, Orla mais bonita - vide Itapuã, o luxo dos ônibus públicos, vazios, limpos e motoristas educados, (e o Alfavile véi? ô burro, é com ph e dois Ls, A-L-P-H-A-V-I-L-L-E), barracas de praia. Posso colocar meu pontinho em qualquer lugar e se sou dono de Bar! boto minhas cadeiras na calçada mermo. E o programa verde da cidade! (Não PDDU! você não vai conseguir! É, não custa nada acreditar no impossível.) O asfalto então, parece até as autobans alemãs (pistas de alta velocidade).

10 -TRANSALVADOR ou SET (sei lá, nunca vejo mesmo)

Alguém já a viu nas ruas? Se sim, já viu a sua eficiência?




11 - O PODER DE FAZER DESABRIGADOS

Os heróis da resistência: os animais. Estão sumindo da nossa Mata Atlântica (que Mata, rapá! só se for Arbusto Atlântico). Ao perder seu habitat, fogem para a pista, a Paralela), invadem casas e são assassinados.
(Não vou nem falar das pessoas desabrigadas, talvez em outro tópico).

Antes que digam: "O cara detesta Salvador, por que não se muda!" Não, não é isso, gosto muito de Salvador, tanto que aproveito para criticar o que é errado nela. Gostaria que os meus filhos, aliás, os nossos filhos recebessem uma cidade melhor, mais tranquila, humana, com muita área verde, que tranquiliza as pessoas, (é verdade, o verde tem o poder disso, quer ver? passe 30 minutos numa praça sem árvores e depois em uma que tenha e veja a diferença). Que os seus cidadãos saibam exigir o seu direito, que é direito! Que a palavra "cidadania" seja a primeira dentre todas as palavras na mente das pessoas. Salvador tem muita coisa boa, mas, está ficando para trás.

*sic: Essa nova regra linguística! "Para" sem aceto é f...



Nenhum comentário:

Postar um comentário